LIVROS

Terça,25/10/2011
O LEITOR - BERNHARD SCHLINK
A história se passa na Alemanha no final da 2ª Guerra Mundial. Um jovem adolescente inicia um caso amoroso, com uma mulher 20 anos mais velha, marcado pela descoberta do sexo e da literatura.  Um dia, sem avisar, inesperadamente, ela desaparece.
O reencontro se dará num tribunal onde ela é a ré, acusada de atrocidades num campo de concentração nazista e ele um estudante de Direito.
 Ela esconde um segredo que considera pior que o motivo pelo qual está sendo acusada.
Um livro envolvente onde o autor consegue nos passar toda a atmosfera reinante entre os personagens.
Ele nos mostra também os sentimentos dos alemães pré e pós guerra.
Um livro que nos mostra os limites do AMOR, da VERGONHA e da PIEDADE.
Livro imprescindível. Seu desfecho é surpreendente na motivação e na ação dando origem a reflexões.

Adendo:  O filme em nada ficou a dever ao livro, o que é raro. Naturalmente, sempre teremos no livro aquele maior aprofundamento sobre as questões tratadas.










Segunda,31/10/2011
MEMÓRIAS DO LIVRO - GERALDINE BROOKS


Um raro manuscrito, judeu medieval, é encontrado na capital da Bósnia - A Hagadá de Sarajevo.
Uma australiana, especialista no assunto é contratada para estudá-la e restaurá-la, descobrir porque e por quem fora feita.
Outros enigmas são:
- Como este manuscrito foi feito apesar das restrições rabínicas?
- Como sobreviveu a séculos de anti-semitismo na Europa?
No decorrer do livro a autora, passa  a cada capítulo do presente ( as descobertas do estudo) para o passado ( o que realmente aconteceu, naquele período específico, com o referido livro).
Uma narrativa muito inteligente, elaborado, escrito com graça e original - (USA Today) que se baseou em história verdadeira para compor a ficção.
O que de mais belo a autora, no meu entender, mostra é que é possível a boa relação humana entre credos diferentes ( no caso cristãos, judeus e muçulmanos),  homens e mulheres que em nome do amor aos livros combateram a intolerância para preservar o manuscrito.










Quinta, 10/11/2011
O MESTRE DAS ILUMINURAS - BRENDA RICKMAN VANTREASE


O livro se desenrola na Inglaterra Feudal no século XIV.
Assolada pela peste e pelas guerras a população se sentia oprimida pelos crescentes impostos do Rei e pelos dízimos da Igreja. E para piorar não tinha sequer acesso direto à palavra de Deus pois a tradução da Bíblia para o inglês era considerada uma heresia.
Caros e raros os livros eram escritos somente em latim ou francês normando, esmeradamente copiados a mão e decorados com requintadas iluminuras - e portanto disponível apenas para a nobreza e o clero.
Até que o teólogo, professor da Universidade de Oxford, John Wycliffe, resolve se insurgir contra essa situação e começa a  traduzir as Escrituras para a língua inglesa.
A partir destes fatos históricos a autora constrói um romance que prende a atenção do leitor da primeira a última página - uma trama de amor, traição, assassinato, arte e religião que revela as consequências da opressão política e espiritual e ilumina o poder do amor e da palavra escrita como formas de salvação.
A autora nos mostra uma das diversas possibilidades de um romance contar um período real da História, no caso, da Inglaterra de 1379, fazendo com que o leitor adquira um grande aprendizado, já que estamos lidando com o período que acabou conduzindo à Reforma Protestante.
Para mim este é o maior mérito de Brenda na sua primeira incursão na literatura.










Sábado, 19/11/2011
A SANGUE FRIO - TRUMAN CAPOTE

História baseada em fatos reais - ocorrida em 15 de novembro de 1959 - contada de forma inovadora considerada como "Novo Jornalismo" ou "Jornalismo Literário".
Truman após ler no jornal o assassinato de uma família - pai, mãe, filho e filha - num vilarejo no Kansas,  EUA - anteviu a possibilidade de contar a história de um crime bárbaro e partiu para lá.  A pesquisa  durou aproximadamente 6 anos. Foram entrevistados conhecidos das vítimas, parentes, autoridades, os próprios assassinos, alguns prisioneiros e até os guardas o que lhes deu um conhecimento profundo do sistema penitenciário.
O resultado é um livro em que o autor se propõe  a documentar os fatos, com a máxima isenção, evitando as armadilhas da subjetividade mas que parece ter sido quebrada visto que seu biógrafo relata ter ele tido relações homossexuais* com um dos assassinos, o qual, teve uma criação com ausência quase completa da família, uma juventude conturbada e a dependência do álcool fatores que também permearam a vida de Truman.
A personalidade dos assassinos é amplamente esmiuçada. Para o autor, o mais importante não era quem matou, já que este fato logo é desvendado, mas muito mais com o porquê.


* Fonte: iListen



















Domingo, 18/12/2011.
24 CONTOS DE F. SCOTT FITZGERALD


Com certeza F. Scott Fitzgerald (1869-1940) foi um homem que retratou o seu tempo com muita perspicácia o que só poderia ser feito por um homem à frente dele.
Hoje, para mim que não era nascida naquela época, fica sempre no ar uma sensação que algo foi perdido durante a leitura que me impediu de uma compreensão maior do texto que se daria quem sabe? - através de uma releitura ou de um conhecimento maior do autor.
F. Scott Fitzgerald escrevia para registrar e celebrar a vida efervecente de sua época. Os contos abrangem o período da Juventude Dourada dos nos 20 terminando na Califórnia pouco antes da Segunda Guerra Mundial.
Sua narrativa é sinuosa e seu diálogo cortante.
Hoje o autor me atrai justo por sua complexidade.
Quando bem mais nova eu li "Suave é a Noite" (romance), me ficou na lembrança uma sociedade marcada por grandes incertezas.
Grande contista (escreveu cerca de 160 ) que no meu entender precisa da maturidade para ser apreciado.
Outros romances: " O Grande Gatsby e Este Lado do Paraíso.









Sábado 28/01/2012
de amor e trevas - amós oz


A autobiografia vai de uma infância numa Jerusalém sob domínio inglês à fama literária no kibutz Hulda. Relata o êxodo de judeus de várias partes do mundo, principalmente da Polônia (cidade natal de sua mãe) e da Rússia para a Palestina e a consequente fundação do Estado de Israel (1948).
"A casa em que cresceu, os idiomas falados por parentes a personalidade complexa de cada um deles, os livros que enchiam as estantes de seus pais, as referências recorrentes à mãe e sua morte quando Oz tinha apenas 12 anos, a nação prestes a nascer em um mundo ainda sujo de sangue da guerra, as multidões de refugiados, pioneiros e sobreviventes que a povoam..." - Alberto Manguel.
O livro nos leva a um grande aprendizado.
Por meu gosto literário, a repetição de alguns fatos e a minuciosidade excessiva de outros - característica da escrita do autor com referência às personalidades - poderiam ser substituídas com mais fatos históricos ocorridos no período.
Mas quem sou eu, mera mortal, que não trilhei aquele caminho para questionar alguma coisa? Apenas fiz um comentário sobre o que gostaria de, também, encontrar ali.
Livro ganhador do prêmio France Culture e do prêmio Goethe em 2004.
Considerado um dos melhores escritores de Israel, é uma figura pública importante no país pela dupla condição de romancista renomado e ativista político.






















Domingo,29/01/2012
O elixir da longa vida - Irving Wallace


Que aconteceria se todos os seres humanos atualmente na terra pudessem viver até a idade de 150 anos... ou mais? Um renomado cientista britânico, trabalhando na Rússia, conhecido mundialmente como grande autoridade em gerontologia, devido a incessantes pesquisas e experiências consegue descobrir a fórmula. Começa então, já em Veneza, uma caça ao cientista.
A história levanta as questões:
- Quem irá controlar a nova substância?
- Será usada para fins lucrativos ou políticos ou somente para o bem da humanidade?
- E o mais importante o prolongamento da vida do homem em tal escala será uma verdade, uma benção ou uma maldição para a raça humana?
Irving Wallace, mais uma vez consegue prender a atenção do leitor e distraí-lo com uma perseguição cada vez mais intensa, que só termina ao final do livro. 


















Terça - 13/03/12
Bons tempos aqueles... - Irving Wallace


 Lançado em 1979, este livro de saudosismos, baseia-se nas peças publicadas na revista "Liberty" onde Irving trabalhava como free-lance, desde o início da Segunda Guerra Mundial até os primeiros anos de pós guerra.
Com certeza qualquer leitura nos traz um grande aprendizado, mas  aqui, especificamente, no meu entender, trata-de de um livro escrito para americanos pois só eles podem lembrar-se da América daquele tempo,  ficando para nós outros muito pouco para assimilar já que o livro, em grande parte se refere a personalidades desconhecidas para a maioria de nós ( muitos humoristas norte-americanos daquela época são citados).
Enfim, nunca poderemos considerar tempo perdido a oportunidade de conhecermos melhor este autor que nos cativou com " Os Sete Minutos". 
















Rio, 26 /03/2012.
Os Romancistas - Vários autores
As biografias sumárias dos dez maiores romancistas de todos os tempos é de autoria múltipla:

- Ruth Guimarães assina as biografias :
Honoré de Balzac e Thomas Mann

- Nair Lacerda a de Tolstoi

- Hernani Donato as de Miguel de Cervantes e Alessandro Manzoni

- Marcos Rey a de Ernest Hemingway

- Massaud Moisés as de Machado de Assis e Camilo Castelo Branco

- Alcântara Silveira a de Marcel Proust

- José Paulo Paes a de Charles Dickens.


ROMANCISTA, NACIONALIDADE, PERÍODO E OBRAS.


MIGUEL DE CERVANTES -  Espanhol - (1547-1616) - Don Quixote de La Mancha
                                                                                           - Os Trabalhos de Persiles e Sigismunda
                                                                                           - Oito Comédias e oito entremezes nunca                                                             
                                                                                              antes representados


ALESSANDRO MANZONI - Italiano - (1785 - 1873) - I Promessi Sposi ( Os Noivos)
                                                                                          - Il trionfo della Libertá
                                                                                          - Urânia




HONORÉ DE BALZAC - Francês - (1799 - 1850) - A Comédia Humana
                                                                                   - Eugênia Grandet
                                                                                   - Ilusões Perdidas


CHARLES DICKENS - Inglês - (1812-1870) - As Aventuras de Oliver Twist 
                                                                           - A vida e as Aventuras de Nicholas Nickleby
                                                                           - A antiga loja de curiosidades


CAMILO CASTELO BRANCO - Português - (1825 - 1890) - Memórias do Cárcere
                                                                                                    - Onde está a felicidade?
                                                                                                    - Amor de perdição


LEV TOLSTOI - Russo - (1828 - 1910) - Guerra e Paz
                                                                  - Ana Karenina
                                                                  - Confissão


MACHADO DE ASSIS - Brasileiro - (1839 - 1908) - Memórias Póstumas de Brás Cubas
                                                                                      - Quincas Borba
                                                                                      - Dom Casmurro


MARCEL PROUST - Francês - (1871 - 1922) - Em busca do tempo perdido
                                                                             - Jean Santevil

                                                                             - Os prazeres do dia


THOMAS MANN - Alemão |- (1875 - 1955) - Os Budedenbrooks
                                                                          - A Morte em Veneza
                                                                          - A Montanha Mágica


ERNEST HEMINGWAY - Americano - (1898 - 1961) - Por quem os Sinos Dobram
                                                                                          - O Velho e o Mar
                                                                                          - O Sol Também se Levanta






Como o meu gênero literário preferido são as biografias, fiquei encantada com este livro. Pude conhecer a vida destes romancistas que tanto se destacaram e descobri que apesar de leitora inveterada ainda não lí nenhuma das obras aqui consideradas imortais, lapso que preciso urgentemente corrigir.
Os autores são pessoas de personalidades marcantes, ao meu ver, bem diferentes dos homens comuns. Todos vivem uma busca incessante do por quê? da existência, do motivo da vida ser tão paradoxa, de como melhorar a si mesmo e ao mundo, por isto descem nas profundezas de seu ser com muito sofrimento de onde trazem para nós essa riqueza de experiências que sempre colocam em seus personagens.
Conhecer um pouco da vida de cada um deles, com certeza me tornou mais bem preparada para a vida. Sim, precisamos viver as nossas próprias experiências mas se somarmo-as às vivências de alguns gênios, certamente faremos escolhas mais acertadas.


IMPERDÍVEL!














Domingo, 15/04/2012.
Distrito Policial - William J. Caunitz


Escrito por um ex-policial (tenente-detetive) de Nova York, através da sua história, tece considerações éticas ligadas ao trabalho da polícia.

Ao investigar um assassinato, Dan Malone vai, gradativamente mergulhando num enigma que envolve o serviço secreto israelense,extremistas muçulmanos, o governo americano e o Departamento de Polícia de Nova York.

Para os aficcionados, mais um best-seller que consegue dizer a que veio.











Rio, 30/04/2012
Complexo de Portnoy - Philip Roth

Uma confissão, ao analista, de um jovem advogado nova-iorquino criado dentro da moral judaica e vítima de um insuportável complexo e terrível conflito.

Livro considerado profanador de muitos dos chamados sentimentos " intocáveis".

Philip Roth é um escritor a serviço de uma literatura superior com extraordinário talento para colocar o sentido das imagens comuns e, às vezes, extremamente desagradáveis, ou eróticas ou irreverentes ou torpes.

Considerado de primeira plana na literatura universal                                                                  
                                                                                   











Rio, 30/04/2012
OS MENINOS DO BRASIL - Ira Levin



Considerado discípulo da escola de Alfred Hitchcock, aqueles que reúnem os chamados" mestres do suspense", Ira Levin transformou-se num conhecido escritor de best sellers.

O livro narra a ambição de um ex-nazista em deflagar o aparecimento do IV Reich na América |Latina - uma fantasia que o desenvolvimento da engenharia  genética poderá converter em aterradora realidade.

Autor, também, do livro " O bebê de Rosemary" que Roman Polansky filmou como diretor. Ambos, sucesso de público.

Para os amantes do gênero, não faltam a intriga, o medo e o mistério...








Rio, 30/06/2012


COMER, REZAR, AMAR - Elizabeth Gilbert




Autobiografia de uma crise.
Após um casamento que termina de forma desastrosa seguido de um  novo relacionamento frustrante, Liz entra em depressão.
Resolve se dar um ano para fazer o que gosta e também encarar seriamente o autoconhecimento.
COMER - Sua primeira parada é a Itália onde além de desfrutar de todas as delícias gastronômicas aprende a língua, a qual considera a mais romântica e sonora de todas.
REZAR - Sua segunda parada é a Índia onde fica em um retiro espiritual( ashram) de uma Guru, anteriormente conhecida praticando , a meditação, o silêncio e se conhecendo por dentro.
AMAR - Sua terceira parada é na Indonésia, em Bali, onde reencontra um amigo Xamã com o qual em troca de conhecimentos recebidos, aprimora-llhe  o Inglês.





Encontra , finalmente, um novo amor, de nacionalidade brasileira, o qual poderá agora, já mais evoluída espiritualmente e conhecedora de si mesma, vivê-lo com mais segurança.
Uma história de vida da qual podemos tirar vários exemplos.



Rio, 29/072012




GONZAGUINHA E GONZAGÃO - Regina Echeverria
UMA HISTÓRIA BRASILEIRA


A autora nos faz viver com eles a trajetória do "Rei do Baião" chamado Gonzagão e de Gonzaguinha que apesar de não ter recebido    nenhuma coroa se colocou, com seu talento, dentro da "Realeza da MPB".

Livro imperdível para quem admira as jóias do cancioneiro brasileiro,
ilustrado com fotos da época e contendo bibliografia, discografia e índice onomástico.

Sobre Gonzagão - suas incursões pelo Brasil e pelo Mundo;  contato com o poder instituído (inclusive ditadura); suas vaidades;suas mulheres; a pouca atenção dada ao filho devido a realidade em que vivia; seu casamento com Helena;  seu grande amor por Exu, sua cidade natal (oeste de Pernambuco perto da divisa com Ceará); sua participação ativa no desenvolvimento desta cidade; sua paixão na meia idade por Edelzuíta, feita sua amante;  reconciliação com o filho e a consequente série de shows e gravações em conjunto; morreu aos 76 anos, em consequência de um câncer na próstata, osteoporose avançada e problemas respiratórios

Sobre Gonzaguinha - entregue para ser criado no Morro de São Carlos - Estácio -RJ, pelos padrinhos (Xavier e Dina) entre 2 e 4 anos e meio (depoimentos divergentes) devido a tratamento prolongado de tuberculose de sua mãe (Odaléia) e consequente morte;  seu pai vivia em viagens com os shows e a esposa dele (Helena) não quis tomar conta de Gonzaguinha; menino franzino sujeito as doenças do pulmão; recebia ajuda financeira e visitas esporádicas do pai; desde a adolescência considerado mal-humorado, amargo e agressivo;com as mulheres sempre doce e meigo;  conseguiu seu próprio lugar na música popular brasileira sem usar a fama do pai; suas convicções políticas eram divergentes das do pai; casou-se duas vezes (Ângela e Lelete)   tornou-se homem carinhoso  após seu casamento e o nascimento de seus filhos; teve uma filha fora do casamento com Sandra Pêra; reconciliação com o pai...; morreu  um ano e meio depois do pai com secção de medula e traumatismo craniano devido a acidente automobilístico.

Afinal, Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior era ou não filho legítimo de Luiz Gonzaga do Nascimento?

Leiam o livro...






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...