domingo, 28 de novembro de 2010

CULTURA DA CONVERGÊNCIA - HENRY JENKINS

As mídias atuais não são passivas elas são participativas e interativas. Elas navegam por lançamentos de filmes seguidos de , quadrinhos on-line, games, animação antes de retornar às suas continuações cinematográficas. Deste processo o telespectador é figura que interage com toda essa máquina, podendo fazer mudar qualquer dessas mídias. Criam suas próprias histórias em cima dos personagens de todas as mídias acima citadas  fazendo inclusive com que os trusts ás vezes até alterem decisões com base numa aceitação  maior por  parte dos aficcionados.
Se nos peguntar-mos se isto é o melhor ou o pior para nós creio que a resposta seria é o inevitável.
Todo avanço tecnológico tem seus prós e seus contras.
O que me impressiona é o envolvimento de milhares de pessoas gastando o seu tempo - seria um novo tipo de lazer? - tentando, por exemplo, descobrir antecipadamente o que acontecerá numa determinada série nos Estados Unidos.
Esta mobilização traria frutos enormes à humanidade se direcionada  a causas nobres.
Muito me assusta o rumo que a evolução humana está tomando e estou me referindo a todas as áreas de desenvolvimento técnológico, a globalização e ao domínio das massas.
Tudo está caminhando para a robotização dos seres humanos que mais do que nunca são manipulados por um pequeno grupo. Agora eles não se satisfazem, tão somente, em obter seu lucro mais também fazer  com que as pessoas consumam o que eles querem.
Do lado de fora, vejo essas pessoas como marionetes manipuladas ao bel prazer dos trusts, porque mesmo quando pensam que são participativos opinando sobre determinados produtos, estão apenas sendo subjulgado por eles, por se tornarem defensores inabaláveis dos mesmos.
Com certeza isto se faz, atualmente, mais presente nos Estados Unidos da América, onde o povo sempre foi ensinado que a verdade absoluta está em suas mãos e embarca mais facilmente nos interesses financeiros de poucos.
O livro mostra esta mudança tão drástica que o mundo está passando na chamada indústria midiática, mudança esta  que gera a Cultura da Convergência.
Ele também mostra vários exemplos de programação e a relação dos indivíduos com as diversas mídias mas resolvi falar sobre o que esta leitura  me fez sentir com relação a atual realidade que ainda não está tão forte entre nós e espero sinceramente que recebamos isto de maneira diversa.
Livro importante para os que trabalham com qualquer tipo de mídia e muito interessante para um estudo sociológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...