
A princípio achei que seria uma leitura que não fosse despertar meu interesse... Qual não foi a minha surpresa ao deparar-me com uma biografia muito interessante tanto no sentido da vida propriamente dita de Nassau, para mim, um homem à frente de seu tempo, quanto ao estilo narrativo do referido autor, o qual eu desconhecia e que a cada momento nos surpreende com infindáveis momentos da história.
Viajamos no tempo e aprendemos...
A biografia começa nos primeiros antepassados oriundos da antiga Roma.
O nascimento de João Maurício de Nassau-Siegen ,se deu em Dillenburg em 17/06/1604.
Por 7 anos no Nordeste Brasileiro, especificamente em Recife de 1637 a 1644 onde realiza uma governança na qual consegue satisfazer a gregos e troianos (luso-brasileiros, neerlandeses, judeus, indígenas e negros).
Sua volta à Holanda, onde, novamente, sem o sentir estudamos a história da Europa, de 1644 a 1679.
A única coisa de que senti falta foi a de um mapa daquela época para me situar melhor na Europa atual. Quem sabe isto não possa ser providenciado numa próxima edição?
Além disso, "o autor demonstra que apesar de se mostrar uma alternativa progressista ao projeto colonial português o governo de Nassau prova que as instituições republicanas da metrópole não tinham lugar nos trópicos".
O autor apresenta um trabalho impecável, fruto de muitas pesquisas. Quem ganha somos nós, os leitores que aprendemos mais sobre o nosso Brasil e sobre a Europa do século XVII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário