domingo, 29 de maio de 2011

PATRÃO X EMPREGADO


Em pleno século XXI as relações patrão X empregado evoluíram muito pouco...

Senão vejamos, nos meus 20 anos de experiência, contam-se nos dedos de uma mão o patrão que jamais confundiu rendimento com disciplina rígida, esta nada tem haver com produtividade.

Hoje,  alguns empresários que vivem no seu tempo e outros poucos que já vivem além dele sabem que o profissional de 1ª linha nada tem  haver com rigidez nas normas de trabalho.

Para que este profissional possa se desenvolver de  forma produtiva há que se delegar bastante autonomia, só assim ele poderá colocar em prática toda a sua capacidade, trazendo assim, benefícios enormes para a empresa.

O funcionário só veste a camisa da empresa quando:

1 - É bem remunerado;
2- Gosta do que faz;
3- Tenha uma autonomia que vai permitir que ele dê o seu melhor rendimento;
4- Não tenha um patrão vigiando e criticando tudo que ele faz;
5 - Possa se sentir "em casa". no seu local de trabalho

Durante toda a minha vida, e até hoje nunca fui adepta de disciplina rígida. Desde os tempos de colégio, sempre procurei aqueles que me davam maior liberdade, colocando assim totalmente em minhas mãos a responsabilidade pelos resultados.

Todo crescimento e consequentemente  o rendimento de um trabalho encontra seu ápice maior, no equilíbrio

Não gosto de cobranças indevidas e nem de cobrar nada de ninguém. Meu lema é "viva e deixe viver" ( lema dos A.A), o qual procuro aplicar a todos os setores da minha vida.

Classifiquei alguns tipos de patrão de acordo com a minha experiência:

PATRÃO  RELIGIOSO - É aquele que paga pouco, tem muito rigor com o horário de trabalho, se faz de santo, já que é padre, e aplica - investe no mercado financeiro- o dinheiro dos donativos achando que estará assim fazendo um bem maior aos necessitados.

PATRÃO IDOSO - Normalmente são pessoas boas  para se trabalhar. Já estão aposentados e não querem mais gastar seu tempo com explicações minuciosas, então deixa-as para você. Não pega no seu pé. Faz a parte que lhe cabe com perfeição - por isto está no cargo - e delega as demais, dando uma boa autonomia de trabalho.

PATRÃO PROTETOR - É aquele que te deu a mão numa hora de grande necessidade. Não vem cobrar pelo trabalho executado. Coloca você  na empresa e sempre que surge oportunidade, coloca-a(o) em cargos de confiança já que conhece a sua integridade e fidelidade.

PATRÃO AMIGO DA ONÇA - É aquele amigo que de repente você se acha trabalhando para ele por uma contingência da vida. Você não é funcionária diretamente dele mas sim da firma, a qual,  ele se associou. Mesmo com resultados positivos, além das expectativas, ele acha que você faz parte do outro time e quer te trazer para o time dele sem te pagar um centavo a mais. Quando recebe um não como resposta, começa toda uma gama de procedimentos até tornar insustentável sua permanência naquela área da empresa.

PATRÃO ALAIN DELON - É aquele que quando abre um sorriso, você trabalha com mais vontade.  É preciso muito tato, pois mesmo casado, tem várias apaixonadas que confessam a mim estas paixões.Como ninguém é perfeito, ele  é muito destemperado. Reconhece sua dedicação, a sua competência e tem plena confiança. Vez por outra, destempera com você também  porém  remunera você de acordo com as suas responsabilidades/necessidades, o que é raro.

PATRÃO PSI - É aquele que te larga pra lá e depois vem cobrar de você, pelo telefone e aos berros, alguma coisa que não está saindo ao seu gosto.  São as pessoas mais problemáticas com quem já trabalhei. Não conseguem manter uma amizade sincera nem entre eles mesmos.

PATRÃO SENHOR DE ENGENHO - É  o patrão que não deixa nem você respirar direito. Não se pode nem sorrir no horário de trabalho. Manda buscar, a maioria dos seus serviçais, em estados pobres pois assim a subserviência que ele mantém, não foge do seu controle. Assina um cheque sem ver o que está assinando e caso haja algum erro, quando a bomba estoura, culpa e penaliza o funcionário que não foi o que executou o serviço.

PATRÃO PSI I - Não entende nada de financeiro. Confia, desconfiando. Enquanto seus interesses estão sendo atendidos cumpre com sua palavra, mas quando a coisa aperta  o primeiro a perder direitos acordados é o pobre do funcionário. Neste caso em particular, a "lei do Gérson" é amplamente utilizada. Promete coisas que não pode cumprir sem nem ao menos saber o que está prometendo. Quando vê, já enfiou os pés pelas mãos, então, recorre a um advogado para dar um jeito em toda aquela m...

PATRÃO ALIENADO E BRUXA MEDÉIA – É aquele que te contrata mesmo a gerente dele não tendo te aprovado na entrevista porque ela viu em você maiores conhecimentos do que possui. Então você fica na mão da bruxa que te sobrecarrega de trabalho, a maioria do qual você ainda não teve tempo para aprender. A medéia joga sujo o tempo todo armando várias para que o patrão te pegue em erro. Ah! Quando ele não está por perto ela fala mal dele o tempo todo. Típica funcionária puxa-saco. Um dia te chama – você já está careca de saber que ela vai te despedir – e solenemente diz que você não adequou-se ao trabalho. 


PATRÃO  BR - Aplica uma prova seletiva nos candidatos, a que dão o nome de "concurso". Aplicam curso de preparação profissional - os professores têm quase tantas dúvidas quanto você. Tornam a auferir seu aprendizado e entregam você a um supervisor. Se o cara não está nem aí para nada quem se f... é você, mesmo fazendo um excelente trabalho. Até pagamento atrasado você recebe por causa do chefe. Muitos que não se dão ao trabalho de executar o trabalho dentro das normas - no caso, imprescindíveis para o resultado final -  recebem em dia e ainda são agraciados com promoção. Este é apenas um pequenino setor do governo. Sabemos que todos andam mal das pernas. Ainda não aprenderam a alimentar suas crianças, coisa que qualquer dona de casa poderia ensiná-los...

PATRÃO POP STAR - Tenta te seduzir logo nos primeiros dias de trabalho. Nunca tem tempo para orientar sobre o serviço que deseja, mas é o primeiro a reclamar quando o serviço não está sendo feito da forma que ele gostaria.. Infelizmente quase a totalidade das pessoas não tem curso de adivinhação. Educação, ufa, passou ao largo. Chama a sua atenção na frente de qualquer um e o que é pior,  por motivos infundados. Se você chega bem mais cedo olha com indiferença, caso você se atrase por motivo  de congestionamento, reclama, aliás só abre a boca para reclamar. Reclama de tudo, só ele sabe fazer direito. Não tem o mínimo trato com as pessoas. Nunca presta a atenção ao que você está falando. Vive em torno do seu ego. Finalmente, só ele sabe tudo. Perdoe-o Senhor, ele não sabe o que está fazendo... Ah! Como está acostumado a nome artístico, mesmo no mundo empresarial abandona o seu sobrenome em prol de um nome que deve achar estelar. Até na hora de despedir  precisa de platéia, a qual, deixa estarrecida e sem graça. É imprescindível ter uma sólida instrução e educação esmerada  para sair ileso de tudo isso...

Ao iniciar este post pensei que, como sou uma pessoa muito séria, eu me restringiria a defender os direitos dos trabalhadores, qual não foi a minha surpresa à medida que eu ia escrevendo... Deslanchei para o humor  , o que acho muito bom. Levamos a vida melhor quando rimos de nossas próprias experiências...Já dizia o poeta maior " a vida é pra viver a vida é pra levar"... 

Até mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...