quarta-feira, 7 de outubro de 2009

BRASÍLIA - SERÁ QUE VALEU A PENA?


Quando iniciou-se a construção de Brasília, no Rio de Janeiro, já existiam as primeiras favelas.

O Rio era a Capital Federal. Tínhamos então, na época , condições de nos tornarmos cada vez mais a Cidade Maravilhosa, com tudo o que a natureza nos legou. Entretanto só houve declínio a partir da decisão de mudar a capital do país.

Naquela época o problema das favelas poderiam ser sanados apenas com a construção de casas populares, o que certamente custaria bem menos que a construção de Brasília. Na época eu era pequena e muito me assustava as notícias das várias mortes que lá ocorriam devido ao desbravamento daquele terreno inóspito. Um tio meu foi para lá trabalhar para fazer o seu pé de meia. O que conseguiu foi tão somente adoecer. Voltou para o Rio mais pobre do que foi.

Naquela época a proliferação das favelas, ainda era muito pequena, se tivessem investido em moradias para essas pessoas e impedido o exôdo em massa de todas as regiões do país, dando a essas pessoas condições de sobreviverem com dignidade em seu próprio estado com certeza não chegaríamos a este estado de calamidade pública que hoje se encontra o nosso querido e amado Rio de Janeiro. Temos problemas em todas as áreas: segurança, saúde, educação, moradia, a lista é infinita. Sei que nunca poderemos afirmar que o Rio, hoje, seria uma Cidade Maravilhosa para se viver se continuássemos sendo a capital do país, mas com certeza teríamos uma qualidade de vida muito melhor que a atual.

Com a mudança da capital, o Rio foi esvaziado repentinamente, como um tanque cheio que destapamos e, toda a força da nossa cidade foi pelo ralo.

O que tivemos daí por diante foi o afastamento do Estado com seu povo. Cada vez mais os anseios dos nossos parlamentares se distanciavam dos anseios do povo. Cada vez mais nossos políticos trabalhavam em proveito próprio. Brasília tornou-se a capital do desperdício. Não cabe aqui enumerar, detalhadamente, as falcatruas que todos os dias estão nas manchetes dos jornais, há anos. O que questiono aqui é a construção de uma capital, no meio do nada, que não serviu para o desenvolvimento daquela parte do país como se propunha - a periferia de Brasília continua sendo tão pobre como era antes.

Sim o país cresceu muito naquela época, a indústria automobilística estava a pleno vapor, assim
como outros setores da economia.

Mas nesta mesma época começaram a brotar todos os problemas hoje existentes no Rio.

Se continuássemos ser a capital do país haveria a cobrança do povo de uma cidade evoluída, então mais perto do poder, e consequentemente podendo fazer valer mais os seus direitos, que durante todos esses anos correram à revelia.

O crescimento das favelas, não teria chegado ao ponto que chegou. O Estado não permitiria que seus membros vivessem todo tempo ameaçados, isto seria uma desonra para eles.

E todo o dinheiro, tanto o usado na construção de Brasília, quanto o desviado por vários políticos e até não políticos com certeza serviriam para fazer tanto do Rio, quanto do Brasil um lugar melhor para os brasileiros.

O tempo mostrou que a mudança da capital foi a realização suprema do sonho de um presidente,
mas que isto não trouxe nenhum benefício ao seu povo.

Quando os governantes irão aprender que eles são pagos com o dinheiro do povo para governar em prol do povo e não para confortar seus egos com construções monumentais que na prática revelam-se apenas desperdício de dinheiro público.

E quando o povo irá acordar, para impedir que isto aconteça, para que faça valer a sua vontade?

Por que o povo não compreende que o poder está em suas mãos?

Por que tantos preferem se omitir, como se isso fizessem deles menos culpados do que os outros, que pelo menos tiveram a coragem de fazer sua opção dentre os melhores

Porque tantos homens de bem , instruídos, capazes, não querem entrar para a política?

Por que não é exigido de nossos políticos, de qualquer nível, tanto um diploma universitário quanto a ausência de qualquer processo contra ele?

Se não tomarmos providências imediatas, sejam elas quais forem, muito tempo ainda levará para mudarmos a atual realidade, que já se encontra insuportável e que com sua continuidade eu pergunto a vocês: aonde nos levará?

O que tenho vivido e aprendido ao longo dos meus 60 anos me faz pensar num futuro, caso não haja mudança, simplesmente aterrorizante.

Rogo para que surjam líderes capazes de mudar esta história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...